terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A dieta ideal para a incontinência

A sua dieta pode ser parte importante da batalha contra a incontinência. Confira algumas dicas e escolha os alimentos certos:

Fique de olho no que bebe - especialistas não sabem exatamente por que algumas bebidas irritam o tecido da bexiga e causam vazamentos. Mas você pode eliminar algumas substâncias de sua dieta ou pelo menos limitar sua ingestão para ver se seu controle da urina melhora. A cafeína, por exemplo, pode irritar a bexiga, e os ingredientes que deixam o café com aquele aroma inconfundível (inclusive as variedades descafeinadas) também podem irritar. O chá, outra bebida muito apreciada, além de ser um diurético que promove a perda de líquidos através da urina é também causa de irritação na bexiga (para substituir seu café ou chá, experimente outras bebidas quentes feitas com grãos que podem ser encontradas em casas especializadas). Frutas cítricas e sucos como de pomelo e tomate também podem ser um problema. Refrigerantes e bebidas gaseificadas são irritantes também (exceto a água com gás, que tem quantidades menores de gás). Por fim, bebidas alcoólicas devem ser evitadas. A bebida mais segura com certeza é a água, talvez com um pouco de limão para aumentar o sabor. Poucas gotas de limão não têm teor cítrico suficiente para causar ou piorar a incontinência.


Experimente esses sucos - uva, amora, cereja e maçã não irritam a bexiga e podem ajudar a reduzir o odor da urina.

Ingira muitos líquidos - parece lógico: quanto menos você bebe, menos quer urinar, certo? Infelizmente, essa estratégia, além de ser prejudicial à saúde, não é muito eficaz. Privar-se de líquidos pode causar desidratação, que pode deixá-lo com prisão de ventre. Esse desagradável problema pode irritar os nervos que impedem a bexiga de vazar. Resultado: incontinência. Ao invés de beber menos, beba regularmente durante o dia. Ingerir líquidos em horários determinados durante o dia vai impedir que sua bexiga fique cheia demais ou vazia, e a irritação acontece justamente quando os níveis de fluido estão altos ou baixos demais. Uma bexiga normal suporta até dois copos de líquido, enquanto bexigas com problemas suportam no máximo meio copo ou até menos. Se você perceber que está levantando com freqüência durante a noite para ir ao banheiro, é bom tentar reduzir a ingestão de líquidos após o jantar. Alguns especialistas sugerem uma ingestão de fluidos de seis a oito copos médios por dia.


Fique de olho na alimentação - especialistas também não sabem por que alguns tipos de alimentos irritam a bexiga, mas você pode tentar reduzir a ingestão dos seguintes alimentos para ver se a sua incontinência melhora: temperos fortes e comidas temperadas, como curry e pimenta chili; comidas com tomate; açúcares, como mel, xarope e chocolates.


Experimente uma receita de sucesso - caso a prisão de ventre esteja contribuindo para a piora da sua incontinência, adicionar fibras à sua dieta pode reduzir esse problema. Confira esse lanche fácil sugerido pela National Association for Continence (Associação Nacional para Continência, anteriormente conhecida como Help for Incontinent People - Ajuda para Pessoas com Incontinência, ou HIP). Junte um copo de purê de maçã, um copo de aveia e 1/4 de copo de suco de ameixa. Coloque a mistura na geladeira ou congele porções pequenas em formas de gelo. Comece ingerindo duas colheres de sopa por noite, seguido de um copo de água ou suco (uma das variações sugeridas anteriormente). Depois de sete a dez dias, aumente a quantidade para três colheres. No final da segunda ou terceira semana, aumente para quatro colheres. Você deve começar a perceber uma melhora na regularidade de seu intestino em cerca de duas semanas. A grande quantidade de fibras pode causar gases ou inchaço, mas depois de algumas semanas essas sensações devem diminuir, à medida que seu corpo se ajusta. Não esqueça de manter também sua ingestão diária de líquidos.

0 comentários:

Design konnio.com