quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Como lidar com os sintomas da menopausa

Menopausa é um período de 4 a 5 anos, que ocorre normalmente entre 2 anos antes do último período menstrual e 3 anos após. Para a maioria das mulheres, a menopausa aparece entre os 45 e 55 anos, embora algumas mulheres possam apresentá-la antecipadamente e outras apenas mais tarde. As mulheres normalmente entram na menopausa aproximadamente na mesma idade que suas mães entraram.

A menopausa começa com mudança no ciclo menstrual: períodos menstruais mais longos ou mais curtos, hemorragia mais ou menos intensa, diminuição ou aumento dos sintomas pré-menstruais - até que os períodos menstruais cessem totalmente. Você está na menopausa quando fica um ano sem menstruar.

Para a maioria das mulheres, a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos

Você deve ficar atenta às suas hemorragias irregulares para que seu médico possa ter certeza se essas mudanças são normais ou são indicações de mudanças anormais na parte interna do útero. Se você está tendo sangramento após seu período menstrual ter terminado, seu médico fará um exame para verificar a existência de câncer.

Durante a menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem. De acordo com o Departamento de Saúde dos EUA e o Gabinete de Serviços Sociais para a Saúde da Mulher, quando uma mulher entra na menopausa, pode ocorrer o aparecimento de um ou mais dos sintomas a seguir: hemorragia anormal; ondas de calor; suor noturno; insônia; mudanças vaginais; infecção vaginal; fraqueza dos ossos; mudanças de humor; problemas urinários como corrimentos, queimação ou dor na hora de urinar; dificuldade em se concentrar ou perda de memória; menor desejo sexual; aumento de peso; aumento de gordura corporal na região da cintura; diminuição ou perda de cabelo.

Os sinais da menopausa são mais do que apenas mudanças hormonais. Ela normalmente apresenta algum outro tipo de mudança em sua vida - algumas positivas, outras negativas. As mulheres, após a menopausa, estão livres do desconforto da menstruação, livres das necessidades do uso de contraceptivos, e em vários casos, livres das responsabilidades de educar um filho. Para algumas mulheres, estas liberdades são animadoras, mas para outras é difícil lidar com elas. É normal a sensação de desconforto durante essa fase de mudança de meia idade.

Felizmente, a maioria das mulheres sentem poucos ou quase nenhum dos sintomas da menopausa, onde as ondas de calor e o ressecamento vaginal são os mais comuns. Na próxima seção daremos algumas dicas de como fazer a menopausa ser mais tolerável.



Terapia de Reposição de Estrogênio

A maioria dos sintomas causam incômodo, mas as mulheres dão um jeito de suportá-los e, algumas vezes, os sintomas desaparecem. No entanto, algumas mulheres acham que os sintomas são muito destrutivos. Até recentemente, os médicos costumavam prescrever Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para essas mulheres. A TRH age na redução dos níveis de estrogênio que ocorre durante a menopausa e pode reduzir ou eliminar as ondas de calor e o desconforto vaginal e, em algumas mulheres, pode diminuir o risco de osteoporose. Além disso, uma pesquisa abrangente feita pela iniciativa da Saúde da Mulher, descobriu que a TRH pode aumentar o risco de coágulos de sangue, infartos, derrames, câncer de mama e câncer de fígado.

Devido às descobertas feitas pelo ensaio clínico Womens' Health Iniciative, publicado em 2002, os médicos estão muito mais precavidos quanto a prescrição da TRH. Entretanto, para algumas mulheres, os benefícios se sobrepõem os riscos. Hoje em dia, mulheres que fazem uso da TRH são avisadas a fazer uso da menor dose possível e utilizá-la pelo menor espaço de tempo possível. De igual modo, mulheres sob tratamento com TRH necessitam de retorno médico a cada 3 ou 6 meses para reavaliação sobre a necessidade do tratamento.



Estas informações são apenas para fins ilustrativos. LAS NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS CONSELHOS MÉDICOS. Nem os Editores do Guia do Consumidor (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora são responsáveis por quaisquer conseqüências por qualquer tratamento, procedimento, exercício, mudança de dieta, ação ou aplicação de medicamentos como resultado da leitura ou acompanhamento das informações presentes. A publicação deste informativo não constitui de prática médica, e estas informações não substituem o conselho de seu médico ou de qualquer outro profissional de saúde. Antes de fazer uso de qualquer tipo de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional da saúde.

0 comentários:

Design konnio.com