terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como enfrentar dores de cabeça

Dores de cabeça. Todos nós já as tivemos. Desde a dor de cabeça da "manhã do dia seguinte" de uma grande festa até a dor de cabeça do dia difícil no escritório e aquela do tipo "você pode até me matar agora, porque eu já vou morrer mesmo". Às vezes, uma aspirina ou outro analgésico pode aliviar a dor, enquanto que outras vezes nada parece ajudar, a não ser esperar que ela vá embora.

Se você sofre freqüentemente de dores de cabeça fortes, que o obrigam a ficar em casa várias vezes no mês, é necessário procurar assistência médica. Do mesmo modo, se as suas dores de cabeça estão associadas a esforço físico, alterações na visão, fraqueza, falta de sensibilidade ou paralisia nos membros, deixe de lado a vontade de se automedicar e vá ver um médico. Se você já está se tratando com um médico e não está sentindo nenhum alívio, pense em buscar a orientação de um especialista em dores de cabeça ou de uma clínica especializada.

Entretanto, se você é propenso a uma dor de cabeça ocasional, continue lendo. As dicas a seguir podem ajudá-lo a sentir-se muito melhor - e logo.
Relaxamento para a dor de cabeça

Uma técnica fácil e agradável para combater os efeitos de estresse que causam a dor de cabeça é o relaxamento progressivo. Ele só requer alguns minutos e uma cadeira, sofá ou uma coberta no chão, em um lugar sossegado, longe das pessoas, do telefone, televisão e outras perturbações.

O relaxamento progressivo consiste em tensionar e depois liberar a tensão alternadamente em cada músculo ou grupo de músculos de uma extremidade do seu corpo até a outra. Para fins de alívio ou prevenção da dor de cabeça, você pode focalizar-se nos músculos da sua fronte até o seu ombro. Intencionalmente, tensione o músculo ou grupo muscular específico o mais forte que puder, segure a tensão por alguns segundos, e finalmente libere-a, permitindo que o músculo relaxe lentamente. Então, prossiga para os próximos músculos ou grupo muscular e repita. Tente os seguintes passos para aliviar a dor:

enrugue e depois libere os músculos da testa (ou franza a testa);

feche bem os olhos, depois abra-os devagar;

dê um sorriso bem aberto, depois permita que ele se desfaça;

cerre seus dentes, depois relaxe;

aperte a sua língua de encontro ao céu da boca, depois deixe que ela volte ao lugar;

aperte os seus lábios bem forte, depois relaxe;

pressione a sua cabeça contra o chão ou contra o encosto da cadeira, depois relaxe;

encolha os seus ombros, trazendo-os o mais próximo possível das suas orelhas, depois deixe-os cair.
Se você tiver tempo extra, pode prosseguir até os pés, para um relaxamento do corpo todo. Certifique-se de respirar devagar e profundamente durante todo o exercício.

0 comentários:

Design konnio.com