terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como criar um plano saudável para perder peso

Dúvidas sobre dietas
Agora que você decidiu emagrecer é hora de decidir também por onde começar. Você está um pouquinho ou muito acima do peso? Quanto precisa emagrecer? Com que rapidez pode perder o excesso? Este artigo oferece uma série de etapas para ajudá-lo a determinar sua meta de perda de peso e o caminho para chegar lá. Você se sentirá agradavelmente surpreso ao descobrir como é fácil melhorar sua saúde e perder peso, e as diretrizes nutricionais do USDA podem ajudá-lo nessa conquista. Prepare-se, arme-se de disposição e vá em frente!

Prepare-se

Ingressar em uma jornada de emagrecimento significa que você fará mudanças em seus hábitos alimentares e em suas atividades. Está pronto? Provavelmente, ou você não estaria lendo este texto! Entretanto, é preciso mais que o desejo para garantir o sucesso. Para que tudo dê certo, você precisa pensar em como será, fazer mudanças em seu estilo de vida. Além disso, você precisará se armar de disposição para fazer as coisas diferente de agora. As questões seguintes o ajudarão a refletir sobre sua prontidão para fazer mudanças e sobre o que o impediu, até agora, de emagrecer e se manter assim, no passado. Um pouco de introspecção agora, facilitará seu sucesso depois.

Aqui estão as perguntas que você deve fazer a si mesmo:

1. Por que você quer emagrecer?
Quer você pretenda emagrecer para melhorar sua saúde ou para mudar sua aparência é bom saber o que o motiva. Faça uma lista de todos os fatores e a consulte para sentir-se motivado a mudar sua dieta e hábitos de exercícios. Ao ler algo como "ter mais energia para brincar com meus filhos" ou "estar melhor para a festa com meus ex-colegas de escola", você se sentirá mais encorajado a continuar seus esforços.

Principais razões para
emagrecer
A perda de uns poucos quilos pode diminuir o risco de problemas de saúde. Você pode ter certeza de que estará em MENOR risco para:

doença cardíaca;
hipertensão;
níveis elevados de colesterol e triglicerídeos;
diabete do tipo 2;
acidente vascular cerebral;
certos tipos de câncer;
doenças vesiculares;
problemas respiratórios;
dor nas articulações e osteoartrite;
gota;
apnéia do sono;
morte precoce.


2. Você já perdeu peso antes ou já tentou emagrecer?
Muitas pessoas já tentaram perder peso antes. Desta vez pode ser diferente! Pense no que o impediu de perder peso antes e no que você poderia fazer para evitar que os mesmos obstáculos o atrapalhem, desta vez. Com freqüência, o problema é que as pessoas não estabelecem mudanças no estilo de vida e, assim, voltam aos antigos hábitos. As diretrizes nutricionais do USDA o incentivam a assumir etapas graduais para estabelecer hábitos saudáveis para toda a vida.

3. Você tem amigos e/ou parentes dispostos a apoiá-lo em seus esforços?
É importante que as pessoas com as quais você mantém contato diário ou quase diário apóiem seus esforços. Converse com elas sobre o que pretende fazer e o que precisa que elas façam, especificamente. Você pode dizer, por exemplo: "Eu sei que você está tentando ser gentil quando me oferece um pouco do frango assado que costuma comprar, mas, por favor, não me ofereça mais. É mais fácil não comê-lo se não me sentir obrigado a aceitá-lo. Você faria isso por mim?" Cerque-se de pessoas que lhe ofereçam reforço positivo. Isso o ajudará a se sentir bem consigo mesmo e levantará seu amor próprio, o que o ajudará a perder peso e vice-versa.

4. Você entende os benefícios de emagrecer?
Perder até mesmo uma pequena porcentagem de seu peso corpórea atual pode reduzir seu risco para contrair muitas doenças crônicas e outros problemas de saúde. Você não precisa ficar magro como um palito para colher os benefícios da perda de peso para a sua saúde. Com freqüência, perder apenas 10% de seu peso corporal já é bastante benéfico. Saber disso poderá ajudá-lo a se sentir confiante e esperançoso: você está começando algo que pode e vai conseguir conquistar.

5. Você está disposto e consegue reservar um tempo para cuidar-se?
Algumas das mudanças no estilo de vida que você precisará fazer tomarão um tempo adicional e sua rotina terá que mudar. Talvez você passe um tempo maior escolhendo seus alimentos no supermercado ou cozinhe mais do que antes. E você também gastará mais tempo em atividades físicas. Se você entender e deixar espaço para esse tempo adicional desde o início, sua chance de sucesso aumentará.

6. Será que este é um bom momento em sua vida para tentar emagrecer?
O melhor momento para fazer alterações no estilo de vida é quando não existem outros grandes estresses em sua vida, como começar em um novo emprego, mudar de residência, casar-se, divorciar-se ou ter um filho. A vida nunca está isenta de estresse; portanto, não espere por isso - apenas evite começar uma nova dieta e um regime de atividades durante um período excepcionalmente estressante.

0 comentários:

Design konnio.com