terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como controlar a Síndrome do Túnel do Carpo

Se o seu trabalho ou hobby requer que você passe muito tempo apertando teclas, prendendo cordas ou orifícios em um instrumento musical, girando uma chave de fenda, clicando em um mouse de computador, ou realizando qualquer outro movimento repetitivo e contundente com suas mãos, você é vulnerável a uma condição dolorosa chamada Síndrome do Túnel do Carpo (STC). O mesmo pode acontecer se você usa suas mãos para controlar uma britadeira ou outra ferramenta que vibre constantemente.

Tocar violão pode colocá-lo sob o risco de adquirir a Síndrome do Túnel do Carpo


Descubra os sintomas e o que você pode fazer para proteger seus punhos da Síndrome do Túnel do Carpo.

A STC é um conjunto de sintomas que geralmente inclui episódios de entorpecimento, formigamento ou uma sensação de "pontadas e agulhadas", queimação, e dor nos dedos indicador, médio e polegar, e no lado voltado para o polegar do dedo anular. No início, esses sintomas tendem a aparecer no meio da noite ou logo após um longo período de movimento repetitivo, e balançar a mão geralmente alivia os sintomas. À medida que a condição piora, o desconforto ocorre com mais freqüência. Em casos graves, a dor pode atacar partindo do punho até o antebraço e pode atingir o ombro, o entorpecimento nos dedos e polegar pode se tornar constante e os músculos do polegar podem se desgastar, causando uma perda na força para agarrar e na coordenação.

Para compreender porque a STC ocorre, vamos examinar o interior do punho. O túnel do carpo é uma passagem estreita que corre através do punho. Seu tamanho equivale a de um selo postal, mas repleto de nervos, vasos sangüíneos e nove tendões diferentes (dispostos como fios de espaguete) que controlam o movimento dos dedos. Os movimentos repetitivos ou certas condições médicas podem provocar o inchaço dos tendões, diminuindo o fluxo sangüíneo e comprimindo o nervo mediano, que controla o movimento e a sensação no polegar, nos dedos indicador e médio e em um dos lados do dedo anular. O nervo mediano não controla o dedo mindinho, portanto, se os sintomas se estendem até esse dedo, provavelmente o seu problema não é a Síndrome do Túnel do Carpo. Essa compressão é o que causa os episódios de entorpecimento, formigamento e queimação da Síndrome do Túnel do Carpo. Sem tratamento, o resultado pode ser o desgaste e dano muscular permanentes.

Basicamente, a causa mais comum da Síndrome do Túnel do Carpo são os movimentos repetitivos e forçosos da mão, especialmente quando o punho é dobrado ou a mão permanece em uma posição inadequada, irritando os tendões e provocando seu inchaço. Por esse motivo, a STC, como a tendinite e a bursite, é considerada uma "lesão por esforço repetitivo", abreviada pela sigla LER. Porém, condições médicas como a artrite reumatóide, hipotireoidismo (baixos níveis do hormônio da tiróide), gravidez e sobrepeso também podem causar os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, pois causam inchaço dentro do apertado túnel do carpo.

0 comentários:

Design konnio.com