terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como combater a caspa

Definir a caspa

Não jogue fora todos aqueles paletós escuros. Existe uma maneira melhor de lidar com a caspa. De fato, você pode removê-la pela simples lavagem.


Você pode não perceber, mas está sempre renovando as células mortas da pele de todo o corpo. Essa é a forma natural da pele se revitalizar. Na verdade, você recebe uma nova camada de pele a cada 27 ou 28 dias aproximadamente. O material velho, uma espécie de floco, é eliminado. A tendência é você não perceber as minúsculas células da pele que caem dos braços, das pernas e até mesmo do couro cabeludo.

A caspa é resultado da mesma renovação das células da pele. Mas se o processo de renovação é normal, por que a caspa se torna tão embaraçosamente visível?

Os cientistas descobriram que a caspa ocorre quando um fungo semelhante à levedura, chamado malassezia, multiplica-se no couro cabeludo. Esse fungo microscópico, um habitante normal da cabeça de um ser humano saudável, alimenta-se dos óleos gordurosos secretados pelos folículos pilosos no couro cabeludo. Mas, às vezes, por razões ainda desconhecidas, o fungo cresce descontroladamente, causando uma irritação que acelera a troca das células no couro cabeludo. Conseqüentemente, o processo normal da troca das células, que geralmente leva um mês, pode levar menos de duas semanas quando a malassezia descontrolada irrita o couro cabeludo. Dessa forma, muitas células mortas se renovam ao mesmo tempo, misturando-se ao óleo dos folículos pilosos e formando crostas gordurosas tão grandes que são visíveis a olho nu. O óleo também faz com que as crostas geralmente fiquem grudadas nos cabelos (e nos ombros), em vez de caírem rapidamente.

0 comentários:

Design konnio.com