terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como aliviar a dor da queimadura de sol

Visão geral a respeito da queimadura
O Sol. As pessoas o veneraram há milhares de anos. Mas apenas no século passado as pessoas começaram a venerá-lo torrando seus corpos em busca de um bronzeado dourado, o que normalmente mascara uma queimadura vermelha e forte.

O sol pode causar muito mais dano do que simplesmente uma dolorosa queimadura. Os dermatologistas dizem que uma exposição prolongada à luz solar causa manchas marrons e vermelhas, parecidas com escamas, ressecamento, enrugamento e pior, câncer de pele.

Poucas coisas podem penetrar a camada de fora da pele (stratum corneum), mas os raios ultravioleta do sol passam facilmente por ela e danificam as células e estruturas que ficam abaixo. Os raios ultravioleta que chegam à superfície da Terra são de dois tipos: ultravioleta A (UVA), os chamados "raios do bronzeado", que não causam queimaduras (exceto em doses muito grandes), e ultravioleta B (UVB), os "raios que queimam". Os raios UVA passam pelos vidros das janelas, dos carros, das casas e dos escritórios, já os raios UVB não. Mas ambos penetram pela camada de fora da pele, causam dano, e contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele.

Os raios ultravioleta que atravessam a camada de fora da pele fazem com que as células produtoras de pigmentos, chamadas melanócitos produzam pigmentos marrons (melanina). Esse é o esforço da célula para se proteger dos raios invasores e prevenir futuros estragos nas estruturas da pele.

A quantidade de melanina e a velocidade com que os melanócitos podem produzi-la depende da genética. Pessoas de pele escura produzem melanina mais facilmente, enquanto os indivíduos de pele clara, especialmente os de ascendência européia e asiática, não produzem bem a melanina ou a produzem como grandes manchas parecidas com sardas. Estas pessoas não ficam bronzeadas, apesar de tentarem, e tendem a "fritar rápido", queimando facilmente até mesmo com exposição moderada ao sol.

Se a sua pele não produz bem a melanina ou se você é exposto ao sol antes que a quantidade suficiente de pigmentos seja produzida e distribuída, os raios ultravioleta matam as células da pele. Até mesmo uma queimadura moderada, que produz apenas um avermelhado, destrói a camada superior da sua pele, como se você a tivesse queimado com ferro quente.

Danos às células da pele são predominantes nas pessoas de pele clara, e o efeito imediato é uma queimadura de sol. Com o passar do tempo, os efeitos podem ser muito mais sérios: manchas marrons e até câncer de pele podem surgir.

A luz ultravioleta ainda pode causar danos à derme, camada que dá forma, textura, força e elasticidade à sua pele. A luz do sol rompe a camada mais grossa e forte da estrutura da derme, deixando-a fraca, fina, menos elástica e com aspecto enrugado e caído.

Você provavelmente nunca mais iria se expor a uma queimadura de sol de novo se pudesse ver o estrago surpreendente causado na pele através de um microscópio. As células se encolhem e morrem; o que antes era um feixe grosso de tecido conjuntivo vermelho transforma-se numa mancha cinza. Vasos sangüíneos finos superficiais se dilatam e podem vazar, seqüências de DNA, o "software" que diz à pele como fazer cópia e consertar a si mesma, são danificadas, fazendo com que a pele produza células anormais pré-cancerosas e, em alguns casos, cancerosas.

Apesar do aumento do conhecimento dos perigos da exposição ao sol, nós não nos preocupamos muito quando se trata de proteger nossa pele, ou não conseguimos resistir ao mito de que um bronzeado nos faz parecer mais saudáveis.

Se você expôs demais sua pele ao sol e teve uma queimadura, os remédios caseiros nas seções seguintes podem deixá-lo um pouco mais confortável até que o tempo cure a queimadura. Tenha em mente que estes remédios não podem reverter o verdadeiro estrago causado pela exposição desprotegida aos raios do sol.

0 comentários:

Design konnio.com