terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alergias alimentares em crianças

Como outros tipos de alergia, a tendência a ter alergias alimentares é herdada, embora não se herde um tipo específico de alergia. Certos alimentos, inclusive leite, ovos, trigo, amendoim, peixe, moluscos e nozes, são freqüentes causadores de problemas. As crianças têm mais alergias alimentares que os adultos, especialmente a leite de vaca e amendoim. Muitas alergias alimentares em crianças são superadas por volta dos quatro anos. Reações a moluscos, peixe e nozes são mais comuns em adultos.

Quais alimentos são responsáveis por suas alergias?

Pode ser complicado identificar que alimento está causando seus sintomas. É normalmente óbvio, mas pode não ser, especialmente se você está reagindo a um tempero. Reações menos óbvias exigem um pouco de trabalho de detetive.

As respostas às seguintes perguntas podem ser reveladoras:

qual o momento da reação?


a reação acontece depois de comer um determinado alimento ou refeição?


o alimento estava completamente cozido?


o que mais foi ingerido (incluindo temperos, condimentos, bebidas...)?


alguém mais teve os sintomas?
Evitar o alimento que causa os seus sintomas é o único "tratamento" para alergias alimentares, e isso é mais fácil de falar do que de fazer. Alguns alimentos, tais como leite e trigo, são encontrados em muitos alimentos e podem ser muito difíceis de evitar.

Até mesmo os amendoins podem ser difíceis de evitar. Como diz o ditado, o mundo está cheio de tolices: amendoins e seus derivados são encontrados em bolos, biscoitos, doces em barra, cereais matinais, pães, comida asiática, (o óleo de amendoim é popular), sorvetes, sobremesas, molhos e uma variedade de alimentos processados. Por essa razão as pessoas que já apresentaram reações alérgicas graves são aconselhadas a portar adrenalina (também conhecida como epinefrina) injetável que deve ser receitada por um médico e possivelmente anti-histamínicos para reduzir sintomas graves e ganhar tempo para procurar socorro médico.

Intolerâncias alimentares

A intolerância alimentar é uma reação química que não envolve o sistema imunológico. Exemplos clássicos incluem a intolerância à lactose, síndrome de intestino irritável e azia. A deficiência de lactase é classificada como um dos tipos mais comuns de intolerância alimentar. Se seu corpo não tem enzima lactase suficiente, você não pode digerir corretamente a lactose, que é o açúcar encontrado naturalmente no leite e nos seus derivados. Os sintomas da intolerância à lactose incluem distensão abdominal, cólicas e diarréia.

Potencializadores de sabor, colorantes para alimentos enfeitados e conservantes estão também na lista das causas de intolerância alimentar. Talvez o exemplo mais conhecido seja o glutamato monossódico (MSG), um potencializador de sabor comumente usado em restaurantes e alimentos processados. Quando o MSG é ingerido em grandes quantidades, indivíduos sensíveis podem experimentar rubor, dores de cabeça e dores no peito. Os sulfitos são outra causa comum de intolerância alimentar. Eles são substâncias produzidas naturalmente em alguns alimentos (tal como o vinho) e que são adicionados em outros para preservar a textura e prevenir fungos. Os asmáticos se arriscam a uma crise se o alimento contendo sulfito desprender dióxido de enxofre. Esse gás irrita os pulmões, causando espasmos e constrição dos brônquios por onde passa o ar nos pulmões.

As alergias alimentares são uma hipersensibilidade do sistema imunológico a certos alimentos. Identificar os sintomas e os alimentos responsáveis são parte importante da diferenciação entre uma alergia alimentar e uma intolerância. A chave para combater alergias é evitar todos os alimentos que desencadeiam a reação alérgica.

Exercitando-se com alergias alimentares

A prática de exercícios pesados faz com que você respire profundamente, mas não causa problemas respiratórios, nem provoca uma explosão de urticárias, tonteira, ou choque. Porém, para alguns indivíduos com alergias alimentares, ingerir alimento e exercitar o corpo em seguida aciona uma resposta do sistema imunológico. Para evitar as alergias alimentares provocadas por exercícios físicos, alimente-se várias horas antes de praticar exercícios.

0 comentários:

Design konnio.com