segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Medicamentos para cobreiro

Medicamentos para cobreiro
Embora seja necessário procurar um médico se existir suspeita de cobreiro, você pode experimentar alguns dos seguintes remédios caseiros para aliviar a dor:
Diminua a dor: compressas frias podem ajudar a aliviar a dor causada pela pele quente e cheia de bolhas. Coloque levemente um pano frio sobre as bolhas ou enrole uma toalha ao redor da região afetada e coloque água gelada sobre ela, por 20 minutos, depois retire e aguarde mais 20 minutos e repita o procedimento até que a dor diminua. Você também pode tentar fazer uma compressa de leite frio da mesma maneira.

Repouse: o repouso ajudará as defesas de seu corpo.

Tome um antiinflamatório: o ibuprofeno ajuda a diminuir a inflamação. A aspirina pode ser outra opção. Se você for alérgico ao ibuprofeno e à aspirina, tome paracetamol, ele pode ajudar a aliviar a dor, embora não combata a inflamação. Se isso não ajudar, peça ao médico que receite algum analgésico. A codeína ou outras drogas moderadas podem ajudar a diminuir a dor na fase inicial do cobreiro. Para obter uma lista de precauções a tomar ao utilizar analgésicos sem receita, clique aqui (em inglês).

Não estoure as bolhas: a tentação pode ser insuportável, mas com isso você somente prolongará o tempo de cura, romperá a cicatrização e abrirá as portas para uma infecção secundária.

Não as espalhe: embora isso não traga alívio a sua dor, fique longe de pessoas que correm riscos: evite pessoas com qualquer tipo de problema imunológico, como os pacientes que fizeram transplante ou têm câncer, e crianças que ainda não foram expostas à varicela.

Considere o uso de uma pimenta picante: se as bolhas se curaram, mas a dor persiste, que opções você tem? Aplicar pimenta? Não é bem assim. Mas a aplicação de um creme que contenha capsaicina, derivada das pimentas picantes, pode ajudar. Entretanto, muitos médicos não recomendam a terapia com capsaicina, uma vez que ela pode realmente piorar a dor nos dois ou três primeiros dias. Se estiver mesmo sofrendo, peça ao médico sua opinião sobre o uso desse remédio.

Use um antidepressivo: alguns estudos mostraram que dosagens baixas de antidepressivos ajudam a aliviar a dor relacionada ao cobreiro, mesmo em pacientes que não estejam sofrendo de depressão. Como? Alguns antidepressivos agem sobre os neurotransmissores melhorando a dor crônica (bloqueiam a remoção de um neurotransmissor chamado serotonina). Fale com seu médico para determinar se um antidepressivo pode ajudá-lo a lidar com a dor contínua que se segue a um cobreiro.

Procure relaxar: para o desconforto prolongado do cobreiro (ou de qualquer tipo de dor crônica), tente aprender alguma atividade que possa ajudá-lo a relaxar. Lidar com a dor é estressante, e o estresse, por sua vez, pode aumentar a percepção da dor. Encontrar uma forma confiável de acalmar-se certamente não lhe fará mal e poderá ajudá-lo a lidar com mais eficácia com a dor.

Experimente Tens: é possível aliviar os sintomas do cobreiro com um dispositivo de Tens (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation - Neuroestimulação elétrica transcutânea). Teoricamente, esse aparelho impede que os sinais de dor cheguem ao cérebro com uma fraca corrente elétrica (indolor, embora você tenha uma sensação de formigamento). Você pode comprar um aparelho de Tens para usar em casa por cerca de R$ 200. Seu médico pode dar-lhe informações sobre onde adquirir um deles.

De técnicas de relaxamento a antidepressivos, as opções de tratamento caseiro para aliviar a dor do cobreiro são variadas. A boa notícia é que elas podem funcionar.

­ Dor prolongada do cobreiro

Mesmo após a cura das bolhas, a dor pode persistir. Ela é preocupante e até mesmo frustrante; não há nada na superfície da pele que indique que ela deva doer, mas dói. E de acordo com os que sofrem de cobreiro, a dor pode ser horrível.

Uma alternativa é buscar alívio em uma clínica de dor. As clínicas de dor são especializadas no tratamento do tipo de desconforto crônico e persistente que pode acompanhar uma lesão ou ser resultado dela ou de uma doença, como o cobreiro. Seu médico pode fazer as recomendações necessárias.

As clínicas de dor existem em todas as variedades; algumas contam com um único tipo de terapia, enquanto outras oferecem uma ampla variedade de tratamentos - a chamada "equipe", ou abordagem multidisciplinar. Pode ser que você encontre alívio na última, já que nenhuma abordagem, técnica ou medicamento foi comprovado ainda em estudos para esclarecer e diminuir de forma consistente a dor após o cobreiro.

A abordagem multidisciplinar para o tratamento da dor pode incluir medicamentos, ou até cirurgia, mas também pode ter terapia física, relaxamento e técnicas de controle do estresse, além de outros tratamentos menos tradicionais. Na verdade, os médicos geralmente recomendam o teste de terapias menos drásticas nos primeiros meses seguindo um episódio de cobreiro, antes de tratamentos cirúrgicos mais dramáticos e perigosos serem considerados. Essa é a abordagem mais sensível, considerando que, em muitos casos, a dor do cobreiro diminui sozinha.

Mas se todos os outros passos não aliviaram a dor crônica e debilitante, sua equipe de tratamento da dor pode sugerir uma medida mais drástica, conhecida como bloqueio de um nervo, em que é injetado um anestésico local diretamente em um nervo ou na medula espinhal para impedir a dor. Embora o uso de bloqueio do nervo para aliviar a dor do cobreiro seja controverso, algumas evidências preliminares sugerem que ele pode ajudar alguns pacientes.

Outra medida arriscada é a cirurgia em que os nervos que transmitem a dor realmente são cortados, embora o procedimento nem sempre funcione para alívio da dor. Entretanto, independentemente da terapia sugerida, procure obter o máximo de explicações sobre ela e entender claramente os possíveis benefícios e riscos antes de concordar.

0 comentários:

Design konnio.com