quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Preparando-se para o primeiro dia sem cigarro

Alguns cuidados são importantes para que esse dia seja mais fácil.
Algumas vezes ao diminuir ou retirar todos os cigarros, o fumante pode experimentar sintomas de ansiedade, irritação, alteração do sono, dificuldade de concentração, aumento do apetite, tristeza.
O sintoma mais freqüente é a fissura ou craving, um desejo muito forte de fumar.

A fissura não demora mais que 5 minutos. Não fumar e aprender a controlar a fissura é fundamental para o sucesso da cessação do fumo, pois a sua intensidade e freqüência vão diminuindo, até desaparecer por completo. Esses sintomas são chamados de síndrome de abstinência, ou seja, o cérebro se ressente com a diminuição ou a ausência de nicotina à qual estava habituado. Fique tranqüilo, pois não é comum aparecerem todos os sintomas ao mesmo tempo.

Avise aos familiares e amigos que está parando de fumar, para que lhe ajudem em momentos difíceis e não lhe ofereçam nunca cigarros.
Muito útil é a montagem do Kit Fissura. Ele deve ser composto com várias opções de alimentos saudáveis e de baixa caloria, que ajudarão a passar esses 5 minutos. Portanto deixe o Kit Fissura sempre por perto.
Faça escolhas como barras de cereais, balas dietéticas de baixa caloria ou chicletes sem açúcar, cristais de gengibre, cravo, canela em pau, frutas frescas ou secas.

Mudanças no estilo de vida com início de atividade física como caminhadas, subir e descer escadas no lugar de elevador, ajudam no controle do peso e na diminuição da ansiedade.

Após controlar a fissura e não fumar fique atento com as recompensas que poderá fazer, como se fosse uma premiação. Portanto, evite alimentos com muita caloria, como doces, sorvetes, massas, sanduíches etc. O tabagista ao parar de fumar pode ganhar até 4 kg, devido a mudanças no metabolismo e pela recuperação do paladar. De qualquer forma, mesmo que você ganhe um pouco mais de peso, lembre-se que a sua saúde ganha muito mais deixando o cigarro no passado. Em pouco tempo com orientação nutricional e atividade física seu peso voltará ao normal.

Caso o tabagista perceba uma forte associação entre o cigarro e o café ou a bebida alcoólica, poderá trocar o primeiro por chá calmante gelado (erva-doce, camomila, cidreira) e evitar no início o consumo de álcool.

Nos momentos de maior ansiedade a prática da respiração profunda, se possível com os olhos fechados, ajuda a relaxar.
Vejamos então algumas dicas de como ficar sem o cigarro. Escolha a forma que mais se adequa a você e marque o dia em que iniciará uma nova vida, a de ex-fumante.

0 comentários:

Design konnio.com