terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Mudanças no estilo de vida do asmático

O segredo para controlar a asma eficientemente é prevenir um ataque antes que ele ocorra. Ao mudar seu estilo de vida, você poderá ser capaz de evitar os gatilhos que podem agravar a asma.

Pare de fumar

O tabaco é outro fator que pode provocar uma crise de asma. Ao mesmo tempo, pode desencadear uma reação alérgica que pode levar à asma. A fumaça do cigarro é um dos fatores que mais causam irritação: ela paralisa os pequenos cílios ao longo das membranas mucosas do trato respiratório. Ela também reduz a resposta imunológica e deixa o fumante mais suscetível a uma infecção respiratória. Deixar de fumar, além de prevenir os ataques de asma, irá reduzir o risco de câncer, doenças do coração e muitas outras enfermidades, além de economizar dinheiro.

Não fumantes que convivem com fumantes não estão em melhor situação. Assim, se alguém na sua casa não quiser parar de fumar, peça ao indivíduo para fazê-lo fora de casa.

Fique de olho no clima

Preste atenção em como as mudanças de clima afetam sua asma. Você poderia até manter uma espécie de diário, registrando a temperatura, velocidade do vento, pressão barométrica e umidade nos dias em que você tem crises. Saber que tipos de condições climáticas poderiam deixá-lo com falta de ar é algo que pode ajudá-lo a evitar problemas. Enquanto cada pessoa responde ao clima de forma diferente, algumas tendências gerais podem ser notadas.

Por exemplo, pessoas com asma deveriam permanecer mais tempo dentro de casa se estiver muito frio, uma vez que um sopro de ar frio pode causar um espasmo nos tubos bronquiais. Fique em casa também se o vento estiver forte. Enquanto rajadas de vento podem soprar a poluição para longe, elas também podem trazer o pólen na sua direção. Se você gosta de andar na chuva, sorte sua. Ela tende a levar embora alergênicos itinerantes, poluentes e fatores que causam irritação.

Observe o que você come

A questão de que se a comida pode causar ou não asma está ainda sem resposta. Alguns tipos de comida, como nozes, moluscos, leite, ovos e morangos podem resultar em uma série de reações alérgicas, inclusive sintomas de asma. Sulfitos presentes no vinho podem ter um efeito semelhante. Pesquisas científicas sugerem que alergias a alimentos não são provavelmente os maiores gatilhos para a asma crônica em adultos. Apesar disso, você pode ter notado que certos tipos de comida fazem piorar os sintomas. Neste caso, o melhor é limitar ou evitar alimentos que não são necessários para uma dieta equilibrada e nutritiva (pergunte ao seu médico, se não tiver certeza).

Alergias a certos tipos de comida, especialmente leite e carne, são freqüentemente um gatilho para asma em crianças. Se o leite e o trigo parecem causar problemas para seu filho com asma, elimine esses alimentos da sua dieta. Confira os rótulos e evite comida com leite, derivados do leite, caseína, soro de leite ou caseinatos como ingrediente. Converse com o seu médico sobre fontes dietéticas alternativas de nutrientes, tais como o cálcio.

Comer fora de casa pode ser um problema. Se você for convidado para jantar e não sabe que prato será servido, coma algo antes de sair de casa. Assim, você não ficará tão faminto caso o prato principal seja um estimulador para sua asma. Se estiver comendo em um restaurante, pergunte a respeito dos ingredientes do prato que você vai pedir. Não importa onde você faça sua refeição, siga estas dicas: não coma demais, não coma muito rápido e não fale enquanto você come. Evite o álcool também, especialmente se você estiver tomando medicamentos contra a asma. Um último lembrete: evite os testes de toxicidade celular e métodos que prometem eliminar alergias a comida e curar a asma.

Proteja sua saúde

Problemas nas vias aéreas superiores, tais como infecções respiratórias, podem causar problemas nas vias inferiores (os tubos bronquiais) e precipitar um ataque de asma. Tomar medidas para evitar doenças é benefíco para qualquer um. No caso da pessoa com asma, manter uma boa saúde pode ajudar bastante a reduzir a freqüência e a intensidade das crises. Fique longe de pessoas com resfriados ou com gripe, beba bastante líquido e evite se cansar demais, pois você pode ficar mais suscetível a infecções. Se você desenvolver uma infecção, visite o seu médico, pois o uso prematuro de antibióticos pode ser bastante eficaz.

Evite aspirina

A aspirina pode desencadear ataques de asma em certas pessoas. Se você tem asma, previna-se e evite aspirina e os produtos que a contenham. Mesmo que você nunca tenha tido um acesso de asma causado por aspirina, é possível que isso possa ocorrer a qualquer momento. Mantenha-a fora da sua caixinha de remédios e confira os rótulos de cada medicamento que você comprar. Evite aqueles que indicam "aspirina" e os que contêm as iniciais "AAS", "APC" ou "PAC". Pergunte ao seu farmacêutico se não estiver certo de que a medicação que você está tentando comprar contém aspirina.

De acordo com o relatório de um especialista do National Asthma Education Program (Programa Nacional de Educação sobre a Asma), pessoas com asma deveriam ficar longe de certos agentes anti-inflamatórios não esteróides que tenham efeito similar ao da aspirina. Em vez disso, opte por "alternativas seguras" como acetominofeno, salicilato de sódio ou salsalato.

Você também deve evitar tartrazina caso essa substância agrave sua asma. Esse corante pode ser encontrado em refrigerantes, misturas para bolo, balas e em alguns medicamentos.

Respire fundo

Respirar pela boca produz inspirações superficiais e insatisfatórias que se assemelham à falta de ar. Em vez disso, procure inalar lentamente pelo nariz de maneira controlada. Antes de começar os exercícios respiratórios, assoe o nariz. Isso garante que as vias respiratórias estejam desobstruídas de qualquer substância estranha. Sente-se em uma cadeira, em uma posição confortável. Inspire profundamente e estenda seu fôlego o mais que puder. Seu abdômen deve expandir enquanto você faz esse exercício. Expire lentamente, sentindo seu abdômen relaxar à medida que o ar sai do seu nariz. Repita o exercício pelo menos três vezes ao dia (nunca logo após as refeições ou depressa demais, para não causar hiperventilação).

Exercite-se

Por anos, as pessoas com asma foram aconselhadas a evitar exercícios, pois eles induziriam ataques. Pesquisas têm mostrado, entretanto, que exercícios aeróbicos regulares aumentam a quantidade de arquejamento que o asmático consegue tolerar. Para começar, aqueça-se com um exercício leve antes de um trabalho físico mais vigoroso. Comece com um tempo de atividade mais curto e aumente-o gradativamente.

Pelo menos no começo mantenha o broncodilatador com você, para o caso de sentir aperto no peito. Se você estiver no ar frio ou seco, use um cachecol cobrindo seu nariz e boca, para aquecer o ar antes de respirá-lo. Termine sua atividade física com exercício leve. Se algum tipo de atividade ainda estiver provocando crises, tente outra forma de exercício. Pode ser que você não tolere a corrida, por exemplo, mas pode ser capaz de nadar regularmente.

Mantenha o peso baixo

O esforço físico faz com que pessoas acima do peso respirem mais profundamente, forçando o coração a trabalhar pesado para suprir sangue para os músculos e órgãos. Se você está com excesso de peso, perdê-lo irá ajudar seu coração a suportar a carga. Infelizmente, medicamentos para asma podem fazer com que você acumule uns quilos a mais. Se você precisa perder peso, deve consultar um médico para estabelecer um programa de dieta e exercícios. Isso irá ajudá-lo a queimar mais calorias e reduzir a ingestão, sem privá-lo dos nutrientes necessários.

É coisa da sua cabeça

A idéia de que a asma é "coisa da sua cabeça" já foi um mito da medicina. Entretanto, os médicos acreditam que a asma é uma doença com aspectos tanto físicos quanto emocionais. Por exemplo, ataques de asma podem ser causados por mudanças emocionais como choro, riso, ou por estresse. Embora não seja possível meditar para acabar com um ataque de asma, manter sua mente calma pode evitar que você entre em pânico durante uma crise. Isso pode tornar um acesso de falta de ar menos assustador. Desenvolva uma mentalidade otimista, criando o compromisso de se sentir melhor. Uma atitude positiva faz maravilhas para aprimorar maneiras de enfrentar o problema. Além disso, seja sincero a respeito da sua asma. As outras pessoas irão respeitar sua determinação e, na maioria dos casos, tentar facilitar as coisas para você.

Aprenda a relaxar

Uma vez que o estresse e as perturbações emocionais podem desencadear ou agravar um ataque de asma, é bom reservar um tempo todo dia, de preferência no mesmo horário, para praticar algum tipo de relaxamento.

Assim como não há cura para a asma, não há um jeito de parar completamente um ataque. Ao seguir as dicas deste artigo, você pode controlar com sucesso a asma e tornar sua vida mais confortável e agradável.

0 comentários:

Design konnio.com